História

O Projeto surge num contexto e perspectiva de desenvolvimento local, onde se denotou uma escassez de respostas sociais. Os pedidos por parte da população são muitos, sobretudo, ao nível da primeira infância e da terceira idade, na medida em que não existem equipamentos para estes grupos etários na freguesia. A freguesia do Bonfim possui um parque habitacional bastante envelhecido, com péssimas condições de habitabilidade associada aos fracos rendimentos dos idosos, onde a média de idade se situa acima dos 75 anos, acrescendo, o isolamento e a falta de mobilidade desta população.

Perante o contexto local em que estamos integrados e, tendo as instituições particulares de solidariedade social a responsabilidade de combater/atenuar as desigualdades sociais e incentivar o desenvolvimento local, foi elaborado um projeto para a construção de um equipamento social, com vista a minorar alguns dos problemas existentes e a colmatar algumas das lacunas da freguesia, participando no desenvolvimento da cidade do Porto, no que respeita ao bem-estar social da Cidade.
Este projeto surgiu da vontade dos dirigentes (junta de freguesia, órgãos sociais do Senhor do Bonfim) partilharem valores e uma cultura de confiança e de responsabilização - INOVAR NO BONFIM.

Pretende-se ainda promover o emprego, a coesão social, fomentar parcerias e desenvolver novas competências na área do empreendedorismo social. Pretendem-se criar novas respostas sociais, de qualidade, bem como contribuir para uma gestão ética, responsável e transparente perante os utilizadores/família e comunidade local.